A cesta da Dona Maricota

 

Olá pessoal! 

Trouxe alguns detalhes deste projeto maravilhoso que apliquei com a minha turma do 2º ano. 

Ele é um projeto com bastante sílabas simples, focado em aprofundar os conhecimentos dos alunos que estão na etapa silábica com ou sem valor sonoro. Mas posso te adiantar que ajudará também aqueles que estão na fase pré-silábica. 

A ideia do projeto é proporcionar diversos momentos de rodas de conversas, sobre a leitura, com os seguintes questionamentos:

· Quais eram os tipos de alimentos?

· Quem era a Dona Maricota?

· Por que ela é chamada de Dona?

· Será que ela vivia sozinha?

Assim, trabalharemos progressivamente com os conteúdos e metodologias utilizadas no ano anterior, conforme previsto na BNCC, tal como os eixos de integração das práticas de linguagem que são:

· Oralidade;

· Leitura/Escuta;

· Produção;

· Análise linguística e semiótica.

A ideia do projeto é levar uma interação social prazerosa e afetiva os estudantes, e socializar os grupos sociais que as crianças fazem parte, trazendo-as como protagonistas da construção do seu conhecimento através dos seus gostos e experiências, contemplando as competências gerais da aprendizagem na Educação Básica.

Com esse projeto, você terá:


Elaborei o projeto o mais interdisciplinar possível:


Além de atividades para impressão, tem ideias para além da folhinha:




Além de todas essas propostas, você poderá acompanhar algumas dicas de como realizei as intervenções na minha turma nos destaques do perfil do Instagram. 




Postar um comentário

0 Comentários