Trouxe uma proposta de atividade interdisciplinar de Matemática e Ciências.
Além de trazer essa atividade de forma gratuita para vocês, a ideia é mostrar como elaborar uma atividade interdisciplinar, e sabemos que muitos professores possuem essa dificuldade.
Então, lá vai algumas dicas:
- Procure um texto, música, cartaz, panfleto, etc, que tenha elementos que possam ser explorados dentro do conteúdo que você quer explanar.
- Utilize elementos deste texto para fazer interpretações, principalmente em Língua Portuguesa, mas também para verificar a consolidação da aprendizagem destes elementos, como por exemplo:
Abaixo estão as habilidades da BNCC que foram exploradas nesta atividade:
(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
(EF03LP02) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF03CI07) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).
(EF03CI08) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.
(EF03MA04) Estabelecer a relação entre números naturais e pontos da reta numérica para utilizá-la na ordenação dos números naturais e também na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda.
(EF03MA05) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais.
(EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo) em relação a seus lados (quantidade, posições relativas e comprimento) e vértices.
(EF02MA22) Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima.
Para realizar o download da atividade, clique na imagem abaixo:
0 Comentários