Olá pessoal!
Decidi trazer uma proposta de mural para valorizar o corpo negro, o quanto ele é bonito em todos os aspectos.
Por mais que no mural fale apenas de cabelo, convido você a trazer várias discussões para as crianças, como por exemplo: as explicações científicas do cabelo crespo, do nariz fino e do nariz mais largo...
Essas dicas você encontrará dentro do arquivo também.
Não deixe a literatura de fora, pois ela proporcionará uma representatividade para a criança. Se você for ler um livro que fale apenas de cabelo, dou outra sugestão: procure livros que tenham protagonistas negros, que fale sobre outros assuntos também.
É importante que a criança se reconheça debatendo sobre outros assuntos, como solidariedade, família, ética, cidadania, entre outros. Não precisa ser um livro que fale sobre cabelo, o que precisamos é de representação do corpo negro dentro da literatura, e os ganhos e viés, você trará durante os debates com as crianças.
Abaixo você poderá ver uma sugestão de como montar o mural:
- O fundo não precisa ser branco, mas cuidado! Procure cores de fundo que deem um contraste com as cores dos desenhos, assim ficará mais nítido e vivo seu mural.
- Deixei o espaço com a coroa em aberto para que a criança se posicione ali e tire uma foto compondo o mural. Daí o protagonismo dela nesta intervenção.
No arquivo você encontrará os desenhos e frases ampliadas, além da borda, caso você queira utilizá-la.
Outra dica também é: construir faixas com grafismos africanos e deixar que as crianças pintem essas faixas, elas poderão se tornar a borda do seu mural.
Clique na imagem abaixo para realizar o download do seu arquivo:
0 Comentários